Coordenador : Aguinaldo Cesar Fratucci
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389593.2199.49237.23022023
Departamento/Setor: STT
Área Temática : Cultura
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O projeto possui três públicos: os próprios integrantes do projeto (docentes, discentes, pesquisadores, militares e guias); a comunidade e os parceiros que serão cooptados durante o projeto das instituições culturais que atuam no território, o Píer Mauá e o Projeto Porto Maravilha e; os visitantes que farão uso do atrativo, em um primeiro momento, por meio de um projeto piloto que será implementado em 2022. Depois, de revisto e readaptado, terá função de atingir o público de visitantes de qualquer natureza que tenham interesse na temática do atrativo, a partir de 2023.
Local de atuação: Campus do Gragoatá – Rua Prof. Marcos Valdemar de Freitas Reis, s/n,Bloco H. 3º andar – Gragoatá, Niterói, RJ. Telefone: (21) 2629-2819 E-mail: departamento@turismo.uff.br
Objetivo
Objetivos Objetivo Geral: Dar continuidade na produção de um projeto e ações iniciais para transformar a Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição-RJ em um atrativo turístico cultural no contexto do Turismo Militar no município do Rio de Janeiro. Este projeto deve ter características de ser integrado, participativo e sustentável, visando desenvolver a região em que está inserida de maneira inovadora, preservando e divulgando a história e o patrimônio cultural e geográfico do Morro da Conceição e adjacências, da Fortaleza da Nossa Senhora Conceição e das atividades do 5ª DL do Exército Brasileiro. Objetivos Específicos: -Solicitar para a gestão do 5ª DL a possibilidade de obter um espaço para instalação de um núcleo do grupo de pesquisa, para implementação das ações durante o desenvolvimento do projeto. - Inventariar a Fortaleza Nossa Senhora da Conceição-RJ com vistas a torná-la um atrativo turístico. -Revisar as pesquisas realizadas em 2022 tanto sobre atrativos culturais, atrativos culturais em espaços militares, as pesquisas de demandas potenciais e reais. -Descrever os resultados da pesquisa para que seja o mote da reunião com as instituições e as comunidades. - Montar quatro grupos de diferentes formações: estudantes de geografia, turistas idosos, guias de turismo e estudantes de turismo para realizar a visitação e analisar seus resultados. -Tratar os dados obtidos com as pesquisas e prepara-los para subsidiar o planejamento. -Reunir com as instituições envolvidas e comunidades do entorno para explicar o projeto e convidá-las para participar desta ação, as que aceitarem institucionalizar parcerias. -Implementar oficinas para o desenvolvimento de planejamento participativo usando a metodologia de projetos ágeis. -Capacitar guias e monitores para atuar no projeto. -Programar de forma sistemática e manter, com a gestão da Fortaleza, reuniões de trabalho para acompanhamento e avaliação do projeto Produzir materiais para as redes sociais como forma de comunicar o projeto. -Preparar a versão final do projeto. -Divulgar o projeto e seus resultados para os parceiros. -Realizar relatórios. -Participar da Semana de Extensão -Publicar o projeto e seus resultados.
Resumo
O Projeto Turistificação da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição-RJ (FNSC), constitui-se em uma ação para o uso turístico deste espaço militar com grande relevância cultural e histórica. O desenvolvimento do Turismo Militar já é uma realidade no Rio de Janeiro e a criação de um novo atrativo poderá ser benéfico para a comunidade do entorno, para a cultura, para o Exército Brasileiro e para o turismo. A FNSC foi construída no século XVIII como parte do sistema defensivo da Baía da Guanabara. Em 1831, foi desarmada e, atualmente, abriga a 5ª Divisão de Levantamento, uma das Organizações Militares subordinadas à Diretoria de Serviço Geográfico do Exército - 5ªDL. Localizada em um território com representatividade da cultura negra, presença do conjunto turístico Porto Maravilha e de uma comunidade tradicional carioca, a FNSC, turistificada, poderá ser um elo agregador para ampliar o desenvolvimento econômico e social do Morro da Conceição. Em 2022, iniciou-se as primeiras ações para a turistificação deste espaço com estudos teóricos, visitas técnicas e pesquisas de demandas potenciais e futuras, bem como a inventariação de seu entorno. Este projeto tem a parceria do Grupo de Pesquisa Turismo, Gestão e Territórios (TGtur) em sua linha de pesquisa Patrimônio Cultural em Espaços Militares (PCEM), da 5ª DL e da Liga Independentes dos Guias do Rio de Janeiro, visando o conhecimento e usufruto deste importante patrimônio histórico e fomento ao Turismo.